sexta-feira

GALERIAS ROMANAS


Hoje, Amanhã e Domingo estão abertas ao público as galerias romanas do séc. I. Oportunidade única no ano, aproveite quem puder.
O Criptopórtico (Galerias Romanas) de Lisboa encontra-se no subsolo da cidade com entrada frente ao nº75 da Rua da Conceição, esquina com a Rua da Prata.
Associando-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, através da Divisão de Museus e Palácios vai abrir as Galerias Romanas da Rua da Prata nos dias 28, 29 e 30 de Setembro.

Este monumento, raramente visitável devido às condições de acessibilidade irá abrir pela primeira e única vez este ano. Durante estes três dias, entre as 10:00 às 18:00, o público poderá visitar gratuitamente e sob a orientação de técnicos um monumento que faz parte do imaginário lisboeta.

Desde a data da sua descoberta na sequência do grande terramoto de 1755, esta estrutura romana foi sendo alvo de múltiplas interpretações relativamente à sua função original, sendo hoje as teses quase unânimes em identificá-lo como sendo um criptopórtico. As suas características construtivas, tipologia e materiais associados sugerem uma construção da época de Augusto, datada entre o século I a.C e o século I d.C. e contemporânea de outros grandes edifícios públicos da cidade de Olisipo.




Galerias Romanas da Rua da Prata
Rua da Conceição (junto ao nº 77)

Visitas:
Não se efectuam marcações – Devido à grande adesão do público a fila é normalmente encerrada às 15.30 para garantir entrada.
Este monumento é visitável apenas uma vez por ano. As visitas são feitas em grupo e orientadas por técnicos do Museu da Cidade.
Para mais informações:
Divisão de Museus e Palácios da C.M.L.
Cp. Grande 245 – 1700-091 Lisboa
Tel. 21 751 32 00
Fax – 21 757 18 58
E-mail: museudacidade@cm-lisboa.pt
Mais informações: http://www.cm-lisboa.pt/index.php?id_item=14679&id_categoria=12

Sem comentários: