terça-feira

Natal da Presidência da República

Ninguém diz nada!!!
Muitos parabéns à nossa Escola!!! Tenho pena de já não estar em Lisboa, e na ESAD, para poder participar na decoração de Natal da Residência Oficial da Presidência da República. Tinha de ser um conterrâneo para ter esta brilhante ideia!!!
Passo a transcrever o texto que está no site da FRESS:

Decoração de Natal da Residência Oficial da Presidência da República

Alunos da Escola Superior de Artes Decorativas participam na decoração natalícia da primeira residência do país
“Sóbria criatividade”. É desta forma que a Professora Fernanda Pinto Basto classifica o projecto de intervenção natalícia levado a cabo pelos alunos da ESAD, a convite do Exmo. Sr. Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, na primeira residência do país.

A Professora Fernanda Pinto Basto, docente coordenadora do projecto, declarou que houve a preocupação de seguir “uma concepção decorativa em que a tradição natalícia, independentemente de factores culturais ou crenças religiosas, estivesse presente”.

Com o intuito de dignificar a decoração da árvore de Natal da Presidência da República, “procedeu-se à execução de uma decoração baseada em espigas de milho. Estas espigas representam simbolicamente a unidade que queremos ver no país, ao mesmo tempo que a cor dos grãos, dourados pelo sol, e acentuados pelo brilho do ouro, significam uma almejada prosperidade para todos”, como explica a Professora Fernanda Pinto Basto.

A professora Paula Pacheco, docente coordenadora do projecto, refere que “a simples palha das espigas deu lugar, em sua substituição, a sofisticadas folhas de seda multicolores”; por outro lado, “sob a árvore, foram colocados vários fardos de palha, embrulhados em organza e atados por laços de tecidos adamascados”. Deste modo, pretendeu-se que a intervenção desse a cada pessoa a oportunidade de “olhar para este símbolo com o que os seus olhos lhe permitam – para uns é tão somente um conjunto de fardos, enquanto para outros está implícito o verdadeiro símbolo desta época que é o nascimento de Cristo”.

Já no que diz respeito à mesa institucional da Presidência da República, “optámos por uma tonalidade grená, com apontamentos dourados, em analogia com as peças Império existentes na sala de jantar”. O arranjo decorativo do centro de mesa foi feito com romãs e laranjas. A Professora Paula Pacheco esclarece o motivo desta escolha: “romãs pela ideia de prosperidade, fecundidade, rectidão e ainda porque nas tradições portuguesas é costume comer estes frutos no Dia de Reis. Por sua vez, as laranjas e a vivacidade da sua cor representam igualmente abundância, riqueza, desenvolvimento. Além disso, também estão presentes nas tradições nacionais, enquanto oferenda ao menino Jesus”.

A Directora da ESAD, Doutora Isabel Mendonça, congratula-se com o empenho, dedicação e competência demonstrados pelos alunos e docentes que participaram nesta iniciativa e pelo privilégio dado à Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva de contribuir para a decoração de Natal de tão ilustre instituição do nosso país.

Sem comentários: